No ano passado, fizemos um dos maiores investimentos do grupo, instalando o sistema de imagem direta Ledia na nossa fábrica em Eger – Hungria. Podemos usar o Ledia para expor as camadas internas, as camadas exteriores bem como soldermask. Com o Ledia podemos produzir PCBs com tolerâncias mais apertadas de imagens e soldermask.

Para otimizar todas as vantagens que o Ledia tem para oferecer, foi necessário para mudar o soldermask para outro tipo. Este é  do mesmo fornecedor, Sun Chemical, Causa 2708 LDI que é o mais adequado para processo de imagem do Lidia.

Com esta nova, profissional e confiável soldermask, podemos expor os nossos painéis de produção mais rápidamente do que com o tipo anterior de soldermask. Em combinação com a Direct Imaging, também podemos conseguir muito melhores resultados em precisão de registo.

A superfície da nova soldermask é perfeita para soldar. O acabamento mate representa um beneficio no alinhamento dos componentes para a colocação e é mais adequado para a inspeção óptica automática após a soldagem. Estamos convencidos de que esta soldermask é um produto moderno e fácil de usar.

 

Fizemos muitos testes com a nova soldermask e todos os resultados do teste foram muito convincentes. As muitos micro seções que fizemos, mostram que a espessura e a cobertura do soldermask também são muito boas. Medimos, pelo menos, 10 micras de soldermask sobre os bordos das pistas.

A imagem da esquerda mostra a soldermask que usamos em Eurocircuits Egger e a imagem da direita mostra a soldermask de Eurocircuits Aachen.

 

Em Eurocircuits Aachen estamos a usar o produto irmão do CAWS2708 LDI da Sun Chemical. O CAWN2295 utilizado em Aachen tem a mesma cor do utilizado  em Eger e tem as mesmas características técnicas. No entanto, haverá diferenças ópticas entre os dois, devido ao método de aplicação diferente. Usamos revestimento em cortina na Alemanha e spray de revestimento na Hungria.

As propriedades físicas e químicas de ambos os tipos de máscara de solda são as mesmas depois de o processo de tratamento e ambas têm muito boas propriedades eléctricas. Por último, mas não menos importante, podemos afirmar que a nova soldermak tem excelentes características para a aderência à superfície do cobre.

Em resumo, podemos concluir que os novos tipos de soldermask que usamos em Eger e Aachen tem melhores características  do que os que usamos antes.