eC-placer (Portuguese)

 eC-placer é um máquina assistida com câmera integrada para a montagem de protótipos e pequenos lotes de PCBs. Esta constitui o elo final nas soluções de montagem de protótipos oferecidas pela Eurocircuits , desde o eC-stencil-mate,  eC-stencil-mate ou  o forno eC-reflow-mate ou  o aparelho de teste eC-test-mate.

Usuários já relataram que a soldagem usando eC-stencil-mate e eC-reflow-mate  é três vezes mais rápido do que solda à mão e 60% – 70% mais barato e mais rápido do que a subcontratação. A eC-placer  dá um novo impulso a estas economias, ajudando os designers a economizar tempo / custo lançando projetos sensíveis para o mercado dentro do orçamento planeado.

Configuração e funcionamento são simples.

eC-placer esta construído em torno de uma mesa XY. A sua construção robusta garante a precisão de longo prazo e repetibilidade fornecendo um melhor retorno sobre o investimento

Os componentes são apanhados nos alimentadores e colocados no PCB usando uma cabeça de vácuo controlada por um pé-switch simples. O eC-placer  vem com quatro bicos de troca rápida para diferentes componentes dimensionados, bem como 23 alimentadores ajustáveis para fitas de componentes . Como a máquina é ESD-safe, componentes maiores podem ser colocadas em caixas na cama da máquina. A bomba de vácuo está incorporada dentro da máquina.

eC-placet_XY-table.jpg
eC-placer
Placement head with vacuum pick-up and camera
Placement head with vacuum pick-up and camera
Feeders
Feeders
Camera view: red cross marks component location
Camera view: red cross marks component location

O operador tem uma visão clara do componente, o alimentador e a localização no PCB através da câmera de alta definição ligada a uma porta USB do seu PC. Como podem existir diferenças de altura entre o componente no alimentador e a superfície superior do PCB, o sistema de câmera inclui a compensação de paralaxe para assegurar a colocação rápida e precisa.

A mesa de trabalho do eC-placer  tem uma matriz de furos de registro num campo de 10 mm. Esta é o mesma que o ec-registration, assim que os PCB podem ser firmemente colocados na cama com os pinos de registro previstas. Os eixos X e Y sliders move-se entre as parahgens programáveis que podem ser definidas usando um Segundo pedal.

eC-placer  tem quatro modos funcionais para dar a melhor combinação de velocidade e precisão em toda a gama de componentes. Os modos são selecionados através de uma chave LED.

eC-placer in copy-paste mode
eC-placer in copy-paste mode

  • Free modeA cabeça de vácuo, câmera e luz LED podem mover-se livremente em qualquer local no PCB.
  • Lock mode. Bloqueia a cabeça no local desejado para evitar o movimento acidental quando baixa ou roda o componente.
  • Array mode. Usado para a colocação rápida e precisa de uma linha de componentes. O utilizador define a paragem do eixo X sobre a fileira de componentes. Em seguida, precisa de se concentrar somente no eixo Y para preencher a matriz
  • Copy-paste mode. Usado para BGAs e outros componentes maiores que são difíceis de colocar a olho nu. O modo copy-paste usa o stencil como um modelo de impressora. BGAs, FPGAs e componentes semelhantes são automaticamente postos no centro des aberturas do stencil. Os eixos são então trancados para que o usuário precise apenas de um único movimento para colocar o componente com precisão no local correto no PCB.

eC-placer combina uma configuração clara, construção robusta,ergonomia com um descanso de mão sólida no posicionamento da cabeça do placer e localização guiada de componentes  complexos contribui para o aumento da produtividade e menos fadiga do operador, recebendo protótipos montados mais rápidamente e com mais precisão.

Click here for a full specification.

This blog is also available in following languages