“Pooling”: o que é, e qual é a sua história?

A técnica de “pooling” de encomendas é agora uma técnica bem estabelecida usada para economizar custos de produção sobretudo em protótipos e pequenos lotes de PCB. Mas qual é a sua história?

O que é “pooling” de encomendas?

“Pooling” de encomendas significa  reunir, combinar as varias encomendas de diferentes clientes no mesmo painel. “Ordem pooling” ou “pooling” é provavelmente o nome mais comum, mas o processo é también chamado em inglês  “order combination”  (combinação de encomendas), “panel sharing” (partilha de painél), “multi-panels” (multi-painéis) .

A combinação de encomendas reduz os custos de três maneiras:

  1. Um conjunto de ferramentas, máquinas e processos são compartilhados
  2. Existe uma melhoria no que diz respeito à utilização de materiais
  3. Painéis estandardisados, padrão tornam a produção muito mais eficiente.

No conjunto, esta técnica permite reduzir os custos de produção até 90%.

“Pooling” não é o mesmo que “panel filling” (enchimento painel), onde um cliente compra todo um painel com os mesmos PCB, e recebe o maior número de circuitos que se pode encaixar no painel. Isto oferece uma boa utilização do material, mas apenas se precisar de muitos circuitos; se só precisar de uma ou duas placas pequenas o custo final será bastante caro. Na prática, isto reflete as práticas de fabricação dos fabricantes convencionais. Na Eurocircuits usamos somente o enchimento de painél para a combinação incomum ocasional de parâmetros de produção para o qual nós não temos encomendas suficientes para fazer “pooling”.

Naturalmente, para fazer um trabalho de “pooling” com sucesso o construtor precisa de ter pedidos suficientes com a mesma tecnologia para conseguir um bom “enchimento” dos painéis. Muito poucas encomendas significa que a utilização de material será reduzida, aumentando os custos, e nem todos os tipos de placa podem ser agrupados todos os dias, estendendo-se as entregas. Cortar cantos, combinando placas com diferentes tecnologias no mesmo painel (por exemplo, através da combinação de 2 e 4 camadas placas) corre o risco de grandes perdas na qualidade final. No Eurocircuits lidamos com mais de 70.000 encomendas por ano o que nos permite oferecer a mais ampla gama de opções de agrupamento sem impactar o preço, entrega ou qualidade.

Preços online e encomendas

Hoje em dia o uso de “pooling” para protótipos e pequenos lotes de PCB é normalmente combinado com cálculo de preços on-line e encomendas. Este explora uma vantagem de “pooling”: facilidade de custeio. Como o fabricante sabe que os custos de instalação e de produção dos painéis padrão para cada tecnologia, depende amplamente na área do painel cada circuito usa. Não há necessidade de contar furos ou medir o comprimento do perfil. Ou para cobrar separadamente para  ferramentas, ou de impor uma taxa mínima. Tudo isso faz com que os preços on-line e encomendas sejam muito mais rápidos e mais conveniente para os clientes, que já não têm de esperar horas ou dias para que um feedback da empresa. Esta técnica também reduz o preço de seus pcb: preços on-line e pedidos necessitam de menos pessoal administrativo.

Observando as discussões online sobre este assunto  por exemplo em grupos LinkedI, duas objeções são levantadas:

  1. Só funciona para tecnologias simples
  2. Se passar por uma empresa eles costumam (ou pelo menos deveriam) verificar os seus dados.

Eurocircuits desenvolveram soluções para ambos os problemas.

  1. Lidamos com um grande número de encomendas  cada dia, para que possamos reunir um vasto leque de opções diferentes. Isto permitiu-nos desenvolver sofisticados menus “inteligentes”, que permitem aos clientes obter preços e encomendar placas complexas com rapidez e segurança online.
  2. Oferecemos ferramentas de verificação visual para garantir que os seus circuitos atendam aos requisitos de tecnologia de cada classe. Sempre que possível, as ferramentas on-line propõem pequenas alterações que se encaixam no seu projeto para uma classe de menor preço.

MOVIE: What is order pooling

Este video explica brevemente o princípio de “pooling” de encomendas, como Eurocircuits aplica esta técnica e as suas vantagens

A história de “order pooling”

O conceito de “pooling”, sem dúvida, remonta aos primórdios da história humana, quando o primeiro homem das cavernas bateu na próxima porta para dizer que estava a viajar para a localidade mais próxima e se alguém quisesse alguns nódulos de sílex para fazer suas ferramentas. “Pooling “ tornou-se a base do comércio grossista e todas as formas de transporte em grupo. Hoje ele é usado todos os dias pelos consumidores, por exemplo, para a compra de bilhetes de avião ou quartos de hotel através de sites, ou em esquemas de compra coletiva. Quanto mais as pessoas  fazem as suas compras através do mesmo site on-line, melhor preço será o preço que os compradores vão pagar.Uma série de empresas na Europa tentou “pooling” de encomendas nos anos 70, mas o processo foi difícil de implementar nos dias dos circuitos gravados à mão, com fita de papel e testadores-base de fixação. Preparar ferramentas para um painel de diferentes PCBs, mesmo para um cliente que insistiu que iria sempre reordenar as mesmas placas nas mesmas quantidades, era caro e inflexível. Se a procura mudava ou placas eram demolidas durante a fabricação ou montagem e tivessem de ser substituídas, resultava num preço muito caro pois novas ferramentas tinham que ser feitas ou uma grande quantidade de PCBs excedentes produzidos.

A situação mudou na década de 1980 com sistemas CAD e laser-fotoploters a reduzir o custo e as ferramentas. De fato, foi o laser-fotoploters  que usou pela primeira vez o conceito de pooling. As platadoras eram muito caras e segundo os padrões de hoje bastante lentas. No início, a maioria dos fabricantes de PCB não poderia ter recursos para investir na nova tecnologia e assim utilizavam agências de plotagem. Olivier Cadic, ex-proprietário da Info-Elec, em Paris, que foi uma das maiores agências na Europa e fundador da www.pcb007.com, explica como ele costumava usar “pooling” reunir para baixar os custos dos filmes acabados.

 “Em meados dos anos 80 em Info-Elec introduzimos pooling para plotagem foto laser. Os clientes podiam fazer o upload dos seus arquivos Gerber via modem para um PC, onde eles desembarcaram em uma fila. O software desenvolvido pela Info-Elec e o fabricante DISCO traçador organizava então a fila de tal modo que os formatos de filmes eram eficientemente preenchido com dados dos clientes. Isso otimizou o uso de filmes e máquina do tempo, resultando em menores custos de plotagem por dm² e melhores preços para os nossos clientes “.

Fabricantes de PCB também foram rápidos em explorar as novas oportunidades. Assim Ton Klaver de Bellmann na Holanda promoveu ativamente a idéia de PCB pooling aos seus clientes.

“Nos 70 anos (1979), começamos a apresentar uma tecnologia bem definida para as placas simples e dupla face aos nossos clientes. Oferecemos preços atraentes com base nas economias de custos realizadas através da partilha de ordens em um painel da produção. Isso convenceu-os a restringir seus projetos para os parâmetros tecnológicos por nós oferecidos. Os clientes podiam calcular os preços para si usando um programa simples que, naqueles dias pré-internet, distribuímos em disquetes. ”

Ao mesmo tempo, durante os anos 90 e os primeiros anos do novo milênio a dinâmica da indústria europeia e americana PCB estavam a mudar. A fabricação em Volume começou a mover-se para áreas de baixo custo no Extremo Oriente, especialmente na China, colocando pressão sobre os preços. A procura cíclica de PCB agravava a pressão sobre os preços. Como os preços caíram, os lucros caíram também, exatamente no momento em que os projetos foram ficando cada vez mais complexos e foi necessário o investimento em novas tecnologias de fabrico e teste. O resultado foi um declínio dramático no número de lojas de pcb no Ocidente. Alguns tornaram-se pouco mais do que os corretores de fornecedores chineses. Para outros a sobrevivência significava especialização. As empresas chinesas não estavam interessados em pequenos lotes e PCB não rápido o suficiente para protótipos, enquanto que a sua qualidade foi considerado como suspeito para placas de alta tecnologia, especialmente para aplicações sensíveis, como aviônicos e defesa. Muitos fabricantes de circuitos especializaram-se estes nichos de mercado de alta tecnologia. Outros em protótipos e pequenos lotes de PCB fornecidos num prazo de entrega rápido.”Pooling” era uma tecnologia natural para adoptar para cumprir a pressão sobre os preços, e empresasapareceram nos EUA e Europa. Eurocircuits foi criada como o braço de PCB Europrint, especializado em pedidos on-line do grupo de fabricação de PCB Europrint em 2000. Até 2011, gerou mais de 90% do volume de negócios do grupo, e toda a organização foi restructurada  sob o nome pelo qual a maioria dos nossos clientes nos conhecem, Eurocircuits.

O boom da internet no final dos anos 1990 (apesar da “explosão”, em 2000) convenceu mais pessoas  á idéia de comprar online. O segundo pilar da empresa moderna de “pooling” estava implementado, e empresas como a Eurocircuits começaram a crescer. O crescimento das compras on-line levou ao desenvolvimento de uma nova infra-estrutura de entrega. As novas empresas de “pooling” foram capazes de expandir suas operações em todas as áreas geográficas. Assim, hoje Eurocircuits entrega em toda a Europa, bem como no mundo, incluindo as Américas, Médio Oriente, Austrália e Nova Zelândia.

Conclusão

Hoje em dia, designers de equipamentos eletrônicos de hoje, em qualquer país em que vivem, tem uma boa escolha de fornecedores de protótipo padrão e de alta tecnologia e pequenos lotes de PCB.  Podem ter PCBs para os seus novos projetos com rapidez e eficiência, bem como a obtenção de um serviço comprometido e apoio técnico do seu fornecedor, se possível a partir de locutores fluentes das suas próprias línguas (no Eurocircuits oferecemos apoio por chat on-line em pelo menos seis línguas ).

Assim como o nosso homem das cavernas antigo usou o seu conhecimento de sílex para encontrar os melhores nódulos para seus vizinhos, queremos compartilhar o nosso conhecimento de fabricação com a comunidade de design e de aprender com eles o que eles precisam para seus projetos de ponta. Estamos comprometidos em manter e expandir os nossos serviços a fim de ter um “pooling” de baixo custo e desenvolver novas ferramentas de apoio para ajudar os designers de PCB a trazer seus projetos para o mercado em tempo e dentro do orçamento. Desta forma, esperemos ter uma contribuição positiva para o sucesso da indústria eletrônica no mundo ocidental.

Referencias

Olivier Cadic, Info-Elec, founder of www.pcb007.com

Ton Klaver, Bellmann, www.bellmann.nl

This blog is also available in following languages